Ei! Sou o Alex!

 

Trabalho por relações humanas mais significativas e aprendizagem livre

 

Vivo atualmente em São Paulo, mas sou mineiro de raiz e coração. Criei o projeto Educação Fora da Caixa, um doutorado informal sobre novas formas de aprendizagem, porque quero mostrar às pessoas que o poder de aprender está nelas mesmas, desde que elas se conectem com o outro e o mundo de maneiras ousadas e criativas.

Também sou cofundador da Multiversidade, uma comunidade de pessoas que escolheram aprender com liberdade e, assim, transformarem a si mesmas e a realidade que as rodeia.

Por meio da Educação Fora da Caixa escrevi dois livros: Kit Educação Fora da Caixa, que aborda 50 ferramentas de aprendizagem inovadoras capazes de potencializar a educação livre; e Doutorado informal, que narra minha jornada de autoeducação e apresenta a abordagem do doutorado informal. Decidi disponibilizar gratuitamente ambas as publicações para download porque acredito que o conhecimento deve ser sempre acessível a todos.

Pelo UnCollege Brasil, fui um dos idealizadores do Desaprender, um percurso desescolarizante de quatro meses baseado na aprendizagem livre e em comunidade.

Também ofereço workshops e palestras abarcando temas como:

  • Doutorado informal
  • Comunidades de aprendizagem
  • Métodos e projetos educacionais inovadores
  • Autoeducação, aprendizagem autodirigida e educação de adultos
  • Diálogo e facilitação de processos
  • Desenvolvimento humano

Atuo ainda como facilitador de processos apoiando grupos e organizações em experiências de aprendizagem, inovação, cocriação, fluxos decisórios e desenvolvimento humano.


Com quem aprendi

 

Tenho experimentado uma vida mais livre e aprendido com muita gente, seja facilitando processos junto com a Kailo e a Affero Lab, estudando proposições educacionais democráticas como a Universidade Shure, no Japão, e Universidade Alternativa, na Romênia, ou escrevendo para sites como o Papo de Homem. Faço parte de movimentos como a International Democratic Education Network (IDEN) e de comunidades globais como a do Art of Hosting e do World Café.

Em paralelo a isso, estudei administração pública na Fundação João Pinheiro e trabalhei como assessor e consultor em organizações como o Escritório de Prioridades Estratégicas do governo de Minas Gerais, o Instituto Tellus e a Flow Brasil. Sou especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas pelo Projeto Cooperação, formado em diálogo pela Escola de Diálogo e facilitador pelo Programa Germinar, do Instituto EcoSocial.

Além disso, já fiz a curadoria das palestras de educação para o Festival Path e também co-idealizei o Encontro de Jovens Transformadores, um evento anual que reúne jovens de várias áreas movidos pela sede de transformar o país.


Tem sido uma jornada incrível!

 

 

Vamos juntos?

 

Desde 2013, tenho vivenciado a potência de aprender o que realmente quero, das formas e com as pessoas que fazem sentido pra mim.

Compartilho sempre que posso meus aprendizados para o máximo de pessoas possível, especialmente por meio do meu blog no Medium. A fim de continuar sustentando meu caminho, criei uma campanha de financiamento coletivo recorrente no APOIA.se. Através dela, qualquer pessoa pode apoiar o que faço a partir de R$ 3 reais por mês.

Te convido para embarcar comigo no surpreendente caminho da aprendizagem autônoma. Se você sente que eu posso te apoiar de alguma forma, entre em contato e vamos conversar!